Considerado o maior evento de artes visuais já realizado pela CCMQ, o Circuito abriu para visitação no mês de dezembro, após processo de seleção iniciado emagosto, que definiu a participação de 27 artistas de diversos estados do Brasil, e também da Argentina, do Peru e do México. Com intensa agenda de atividadesparalelas, o I CLAC promoveu oficinas, seminários, performances, apresentação musical e mostra de cinema, realizada em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, também instituição da Sedac.
Como forma de premiação prevista no Regulamento do I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea, a Casa de Cultura Mario Quintana adquiriu obras de quatro dos artistas participantes. Os premiados, cujas obras passam a integrar o acervo permanente da CCMQ, são Laryssa Machada (Porto Alegre/RS - Salvador/BA), Adriano Machado (Feira de Santana/BA), Brenno de Sant’anna (Rio de Janeiro/RJ) e Marcel Diogo (Belo Horizonte - Contagem/MG).
Curador do I CLAC, ao lado de Charlene Cabral, o historiador da arte e diretor da CCMQ, Diego Groisman, destaca o fato de a Casa de Cultura poder ampliar seu acervo com as novas aquisições. “É muito estimulante ver a Casa de Cultura podendo expor de forma permanente a seus visitantes obras de artistas relevantes da cena contemporânea. Já fazia pelo menos duas décadas que a Casa não investia na ampliação do seu acervo artístico”, comemora.