jc
Arte

Aquisição de obras de Maria Lídia Magliani e de Marina Camargo marca retomada dos investimentos de ampliação do acervo da CCMQ

O acervo permanente da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está incorporando novas obras de arte. As recentes aquisições abrangem uma pintura da modernista Maria Lídia Magliani e uma obra tridimensional da artista contemporânea Marina Camargo. A ampliação do acervo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) foi viabilizada com recursos do Banrisul, por intermédio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), e faz parte das ações do I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea.

31/01/2022 14h23
Por: Fernando Gadret
Fonte: Ludwig Larré
52
Marina Camargo Foto Nik Nevs
Marina Camargo Foto Nik Nevs

 

A incorporação dos trabalhos das duas artistas, mulheres de diferentes gerações e períodos artísticos distintos, à coleção da CCMQ reflete a política de diversidade promovida pela Secretaria de Estado da Cultura através de suas instituições.  “A ampliação do acervo se dá com ênfase na presença feminina e integra um conjunto de ações voltadas à valorização patrimonial da instituição. Essa valorização patrimonial também prima pelo capital humano, consolidando a partir da exibição permanente dessas obras a possibilidade de fruição artística, debate e aprendizado por parte do público. As obras de Maria Lídia Magliani e de Marina Camargo dialogam nesse sentido”, avalia Diego Groisman, diretor da CCMQ e historiador da arte.

A obra “Sob o Sol”, de Maria Lídia Magliani (Pelotas-RS, 1946 – Rio de Janeiro-RJ, 2012), fica exposta ao público no 5º andar da CCMQ, próximo ao espaço que leva o nome da artista gaúcha. O trabalho consiste em uma série de rostos pintados de forma expressiva, representando as ideias de inclusão e multiplicidade. “São questões que norteiam as escolhas das mostras apresentadas neste espaço expositivo que, desde sua inauguração, tem apresentado projetos coletivos imbuídos pelo ensejo de transformação social”, complementa Groisman.

Já a obra de Marina Camargo, intitulada “Topografia de Cratera”, poderá ser vista no 3º andar da CCMQ. O trabalho integra o I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea (CLAC), que ocupa diversos espaços da instituição até 20 de fevereiro. A exposição coletiva aberta no mês de dezembro, com curadoria de Diego Groisman e Charlene Cabral, reúne 27 artistas, do Brasil, Argentina, Peru e México. O edital do evento definiu, como forma de premiação, a aquisição de obras selecionadas que passam a integrar o acervo permanente da CCMQ.

Para além dos efeitos transitórios de uma grande exposição de artistas nacionais e estrangeiros, a aquisição das obras é um dos legados duradouros do Circuito, que tem como uma das propostas a promoção do debate sobre o cenário e as perspectivas das artes visuais no contexto latino-americano. A obra de Marina Camargo se insere na poética da artista, que investiga as relações entre a geografia objetiva de um espaço e as representações gráficas, ideológicas, cartográficas, sociológicas e políticas de dado território.

Natural de Maceió, Alagoas, Marina Camargo fez formação artística em Porto Alegre e alterna residência entre a Alemanha e a capital gaúcha. Com fortes laços afetivos com a cena local, a artista lembra que a CCMQ foi lugar fundamental em seus anos de formação. “Toda a oferta de cursos, exposições, peças de teatro, o próprio edifício, tudo faz parte de lembranças marcantes. É uma honra e uma felicidade ter uma obra minha como parte do acervo permanente da instituição. E tem esse dado especial de que o meu trabalho está entrando para o acervo da CCMQ junto com uma obra de Maria Lídia Magliani. Considero de extrema importância a revalorização da obra de Magliani, artista que no final da vida passou por grandes dificuldades e certo esquecimento no meio artístico. É especialmente importante que a CCMQ dê essa atenção a obras de artistas mulheres e de diferentes gerações”, afirma Marina Camargo.

 
 

 

 
Ludwig Larré     
Assessoria de Comunicação CCMQ
Secretaria da Cultura do RS
3226-4797 | 98585-4440