jc
Entretenimento

Agenda de dezembro continua com atrações de música, dança e teatro na CCMQ

A agenda da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), segue com atrações de teatro e música nos dias 11 e 12 de dezembro. As atividades acontecem na Travessa dos Cataventos, no Jardim Lutzenberger e no Teatro Bruno Kiefer, respectivamente, no térreo, no quinto e no sexto andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). Todos os eventos têm entrada franca.

08/12/2021 10h06
Por: Fernando Gadret
Fonte: Ludwig Larré
35
Elizabeth Thiel
Elizabeth Thiel

O sábado tem espetáculos de teatro, música e dança, a partir do final da tarde. Quem abre a programação, às 18h, é o Grupo Ritornelo, que apresenta a fábula cômica de origem medieval “Auto da Miséria” na Travessa dos Cataventos. A peça, que remete ao cordel e a outras narrativas populares, conta a trajetória de um homem do povo que consegue o direito a três desejos, após a passagem de Jesus Cristo na terra. Os problemas surgem quando o anti-herói Compadre Miséria engana a todos, dentre eles, o governador, Deus, o Diabo e a Morte.

A violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira é a primeira atração musical do sábado, às 19h, também na Travessa dos Cataventos. Clarissa lançou, em 2018, o single “Manifesto Líquido”. No mesmo ano, com a poeta e antropóloga Marília Kosby, criou a performance e zine Poesia Xucra, apresentada na FestPoa Literária e na FLIP, em Paraty. Integrante do grupo As Tubas, fez a direção musical do espetáculo e álbum ao vivo “Corpo | Espaço”, um dos indicados como melhor álbum no Prêmio Açorianos de 2019. Em 2020, lançou o single e o videoclipe “Satélites”, finalista no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe, e o single e o videoclipe “Mulheres da Guerra”. No mesmo ano, disponibilizou o minidocumentário “Satélites: tudo pode virar inspiração para os seres humanos”. Em 2021, entre outros trabalhos, lançou o single “Je Suis Sus”, com a cantora paulista Rhaissa Bittar, e está lançando seu primeiro livro “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul”.

A Travessa dos Cataventos ainda recebe no sábado, às 20h, o show da Tum Toin Foin, formação liderada pelo compositor, arranjador, multinstrumentista e pesquisador, Arthur de Faria. Tum Toin Foin pode ser definida com uma “banda de câmara”, que usa rigor erudito em execução e escritura, mantendo certa pegada roqueira e algum improviso jazzista. A banda, formada em 2018, reúne músicos com passagem por formações como Arthur de Faria & Seu Conjunto, (ativo de 1995 a 2015) e Orkestra do Kaos (2016 a 2018). Para comemorar 30 anos de carreira, o “Maestro” Arthur de Faria convidou novos instrumentistas da cena porto-alegrense em uma combinação final que tem gente do rock, da música erudita, do choro e samba, da música regional gaúcha e do jazz.

Também às 20h do sábado, no Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ), acontece o espetáculo de dança Nuances, com A Trupe Dosquatro. A exploração coreográfica dos universos de quatro artistas visionários franceses – Saint-Exupéry, Tati, Doisneau e Yves Klein – mergulha em um mundo de sonhos a partir de quatro concepções artísticas francesas – e universais ao mesmo tempo. As coreografias conduzem a um passeio poético pelos meandros da criação artística em que a realidade é filtrada pela percepção pessoal e vista através do absurdo prisma do sonho. A concepção do espetáculo está organizada em quatro módulos independentes, que funcionam como vasos comunicantes, propondo uma abordagem livre da arte de cada um dos quatro artistas. A música de Édith Piaf percorre a peça toda, servindo como fio condutor e catalisador das partes da montagem.

DOMINGO

A programação do domingo, 12 de dezembro, começa às 17h no Jardim Lutzenberger com a apresentação teatral Vó Mocinha, com Roberto Corbo. Com texto de Ana Carolina Santana, um homem e seu violão narram e cantam as lembranças da avó Mocinha, uma senhora fora do convencional, obcecada por batida de mamão, e que usava de todo tipo de truques para atazanar quem estava em sua volta, inclusive seus netos.

O Teatro Bruno Kiefer, exibe, às 20h, o espetáculo In Off - Avatares de dança em carne, osso e dígito. Em quatro cenas principais que tratam de tempos, espaços e formas de representações do corpo no período de isolamento, Daniel Aires questiona a criação e o consumo de imagens de si e de seus duplos. O que pode o corpo recortado, inventado, emoldurado pela bidimensionalidade da tela? Como pode o corpo criar uma paleta de afetos, que anuncie sua presença? E, ao mesmo tempo, como contornar a ditadura da fragmentação visual? A partir desses questionamentos, a proposta dramatúrgica de dança, mobilizada pela estratégia de sobrevivência dos corpos, se faz presente também em plataformas digitais.

Os espetáculos do final de semana integram o Plano Anual de Atividades da CCMQ, que tem gestão da Cida Cultural e patrocínio master do Banrisul, viabilizado por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). As atrações de artes cênicas têm curadoria da Lucida Desenvolvimento Cultural. A curadoria da agenda musical é do Distrito Jazz. A realização é da CCMQ, AACCMQ, Sedac, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Todas as atividades têm entrada franca. Para os espetáculos no Jardim Lutzenberger e no Teatro Bruno Kiefer serão distribuídas senhas de acesso, com uma hora de antecedência, na recepção da CCMQ em número definido pela capacidade de público nos espaços. O uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório para o acesso à CCMQ. 

SERVIÇO:

Auto da Miséria - Espetáculo teatralQuando: 11 de dezembro | sábadoHorário: 18hOnde: Travessa dos Cataventos | térreo da CCMQ - Andradas, 736-– Centro Histórico

Clarissa Ferreira - Espetáculo musicalQuando: 11 de dezembro | sábadoHorário: 19hOnde: Travessa dos Cataventos | térreo da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico

Tum Toin Foin - Espetáculo musicalQuando: 11 de dezembro | sábadoHorário: 20hOnde: Travessa dos Cataventos | térreo da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico

Nuances - Espetáculo de dançaQuando: 11 de dezembro | sábadoHorário: 20hOnde: Teatro Bruno Kiefer | 6º andar da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico

Vó Mocinha - Espetáculo teatralQuando: 12 de dezembro | domingoHorário: 17hOnde: Jardim Lutzenberger | 5º andar da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico

In Off - Avatares de dança em carne, osso e dígitoQuando: 12 de dezembro | domingoHorário: 20hOnde: Teatro Bruno Kiefer | 6º andar da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico(Texto: Daniel Sheffel Corrêa da Silva, com informações de Homero Pivotto Jr., edição: Ludwig Larré)

 
 

 

 
Ludwig Larré     
Assessoria de Comunicação CCMQ
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.