jc
Entretenimento

Final de semana com múltiplas atrações de circo, música, teatro e dança na CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem agenda intensa no sábado e no domingo. As atrações, com entrada franca, acontecem na Travessa dos Cataventos, no Jardim Lutzenberger e no Teatro Bruno Kiefer, respectivamente, no térreo, no quinto e no sexto andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

23/11/2021 10h39
Por: Fernando Gadret
Fonte: Ludwig Larré
44
Kristal Werner
Kristal Werner

Os espetáculos fazem parte do Plano Anual de Atividades da CCMQ, que tem gestão da Cida Cultural e patrocínio master do Banrisul, viabilizado por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). As atrações de teatro, dança e circo têm curadoria da Lucida Desenvolvimento Cultural. A curadoria da agenda musical é do Distrito Jazz.

A programação inicia às 12h do sábado, 27 de novembro, com a intervenção circense de Roda Cyr, na Travessa dos Cataventos. Entre olhares, expressões e movimentos, é possível descobrir novas possibilidades e desafiar a gravidade. O artista Joaquin Vivas mostra uma perspectiva um pouco diferente do usual neste elemento tão explorado pela humanidade, que é a roda. Aproveitando-se de situações cotidianas – entre felicidades, desesperos e esperanças –, um homem e sua companheira mostram em uma Roda Cyr o quão longe se pode chegar em busca de novas possibilidades. A apresentação se repete às 18h, no Jardim Lutzenberger.

As atrações prosseguem com o número de força capilar “Mi Noche”, às 12h30, na Travessa dos Cataventos. A intérprete e criadora Agatha Andriola conduz o enredo a partir da relação entre a personagem, a noite e distintas presenças, inspiradas por narrativas de resistência e fuga, por palavras potentes que criam pequenas noites para viver o sonho, que para alguns é pesadelo. A performance se desenvolve a partir de uma investigação que mescla a técnica contemporânea de expressão corporal com a antiga técnica circense da suspensão capilar. Agatha Andriola apresenta “Mi Noche” novamente, às 17h30, no Jardim Lutzenberger.

Companhia Atmosfera faz uma apresentação de equilíbrio e malabarismo, às 13h, na Travessa dos Cataventos, e às 17h, no Jardim Lutzenberger. A performance resgata os tempos dourados do circo. Com produções ativas em Dubai, no Bahrein e no Brasil, a Companhia Atmosfera tem como marca registrada a criação de apresentações únicas e sob medida para as características de púbico e espaço.

A agenda circense continua, na Travessa dos Cataventos, às 13h30, e, no Jardim Lutzenberger, às 18h30, com o número de malabarismo, plataforma de equilíbrio com bola e parada de mãos em aparelho vertical a cargo de Stevan Fonseca. Iniciado no malabarismo durante o primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (2001), Stevan é professor de Educação Física e Ciências do Desporto, formado pela PUC-RS. Integrou o elenco do Circo do Capão Chapada Diamantina (BA), companhia com a qual participou dos espetáculos “Encantado”, “Arraiá” e “O Penúltimo Episódio”.

MÚSICA

Conhecido da nova cena jazz gaúcha, principalmente pelo trabalho com o Marmota Jazz, o pianista Leonardo Bittencourt faz show às 19h no Jardim Lutzenberger. Em formato piano solo, Leonardo transita entre o jazz, o erudito e a música brasileira. Graduado em Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Leonardo Bittencourt fez curso de jazz na Berklee College of Music, em Boston, EUA. Em 2015, gravou o álbum “Prospecto” e recebeu o troféu de Melhor Instrumentista no Prêmio Açorianos de Música.

A programação do sábado encerra às 20h, também no Jardim Lutzenberger, com o show de Kristal Werner. A cantora, compositora, beatmaker e produtora porto-alegrense é graduada em Música Popular pela UFRGS. A proposta musical de Kristal busca amplificar a atenção ao contraste entre cenários sonoros que caminham entre o equilíbrio e a inquietação. O trabalho faz referência ao cenário político do Brasil, e as composições resultam da mistura entre ritmos tradicionais brasileiros e o jazz com influências do neo soul, R&B e elementos eletrônicos. Após o primeiro single, “Acorda”, lançado em março, Kristal Werner apresenta o EP, “Aurora”, lançado em 10 de setembro de 2021, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

DOMINGO

As atividades continuam no domingo, 28 de novembro. O Teatro de Caixa, com Rudinei Morales, tem sessão às 12h, na Travessa dos Cataventos e, às 18h, no Jardim Lutzenberger. Pequeno e minimal, mas com camadas de recursos, o Teatro de Caixa funde a linguagem do teatro lambe-lambe ao toy theatre. A performance instigante coloca o espectador em cena, construindo uma armadilha dramatúrgica e inserindo o público nas aventuras de Valentin, o contador de histórias. Adaptado do conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, o espetáculo se desenvolve a partir da manipulação de figuras dentro de uma caixa, que sugere tanto uma máquina quanto um antigo brinquedo. O texto e a interpretação são de Rudinei Morales.

Quem encerra a maratona de atrações é o Sanam Coletivo de Arte, com o espetáculo de dança “De Dentro”, que acontece às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. “De Dentro” é uma performance produzida a partir do convívio de três multiartistas dentro de uma mesma casa. Há mais de um ano, o trio vive momentos intensos, compartilhando reflexões e anseios individuais e coletivos. Com tanta vida dentro de uma só (a casa), o trabalho resulta em coreografias individuais e coletivas, desenvolvidas pelos intérpretes/criadores Kléo Di Santys, Maurício Miranda e Pamela Agostini.

CIRCO, MÚSICA, TEATRO E DANÇA NA CCMQ

SÁBADO - 27 de novembro - Circo e MúsicaRoda Cyr - 12h, na Travessa dos Cataventos |18h, no Jardim LutzenbergerMi Noche - 12h30, na Travessa dos Cataventos | 17h30, no Jardim LutzenbergerCompanhia Atmosfera - 13h, na Travessa dos Cataventos | 17h, no Jardim LutzenbergerStevan Fonseca - 13h30, na Travessa dos Cataventos | 18h30, no Jardim LutzenbergerLeonardo Bittencourt - 19h, no Jardim LutzenbergerKristal Werner - 20h, no Jardim Lutzenberger

DOMINGO - 28 de novembro – Teatro e DançaTeatro de Caixa - 12h, na Travessa dos Cataventos | 18h, no Jardim LutzenbergerDe Dentro - 20h, no Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ)(com informações de Homero Pivotto Jr. | Equipe Cida Cultural)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.