jc
Show

Música na Travessa tem Ianaê Régia e Nana Sakamoto Quarteto neste sábado na CCMQ

O R&B alternativo de Ianaê Régia e o latin jazz de Diego Ferreira & Nana Sakamoto Quarteto marcam a retomada do projeto Música na Travessa, neste sábado, 30 de outubro, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os shows acontecem respectivamente às 19h e às 20h, com entrada franca, na Travessa Rua dos Cataventos (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

26/10/2021 13h29
Por: Fernando Gadret
Fonte: Ludwig Larré
64

Ianaê Régia é cantora de R&B alternativo, com repertório marcado por três pilares: o político, o conceitual e o sensual. A artista usa pedal de looping e compõe melodias que exploram sua personalidade e extensão vocal. Entre o orgânico e o eletrônico, tem como proposta despertar o groove interno do público. Em 2020, Ianaê lançou o projeto “Devir: Conexão Corpo-Cidade”, com um clipe e uma temporada de podcast de caráter educativo sobre luta antirracista. Em maio de 2021, lançou o single e o clipe “Edredom” e, em agosto, o single e o clipe “Flerte”. Ianaê Régia foi produtora artística no projeto Cores do Sul, atuando como mentora dos artistas da coletânea, tomando frente na direção criativa e desenvolvimento de identidade, além de ter sido responsável pela preparação de elenco e direção cênica. Atualmente, integra o time do Circuito Orelhas, projeto contemplado pelo Edital Natura Musical.

Diego Ferreira & Nana Sakamoto Quarteto

O saxofonista gaúcho Diego Ferreira atua desde 2015 na cena do jazz de Nova Iorque, onde reside. Mestre em Jazz Performance e em Composição Erudita pela New Jersey City University, já tocou ao lado de músicos como Bibi Ferreira, Catherine Russell, Emilio Valdes, Julio “Chumbinho” Herrlein, Di Steffano e Peter Slavov. Entre os discos lançados, destaque para a participação em “O Encontro”, do baixista Ricardo Baumgarten; “Arquitetônicos”, do trompetista Marcos Santos, e “Angico”, do baterista Graciliano Zambonin, gravado no Samurai Studios (Brooklyn, NY).

A trombonista japonesa Nana Sakamoto é uma das grandes revelações do jazz nova-iorquino. Aos 25 anos de idade, já se apresentou com importantes músicos da atualidade, como os trompetistas Freddie Hendrix e Terell Stafford, e lendas do jazz como Louis Hayes (baterista de Cannonball Adderley), Rufus Reid, Steve Davis, John Lee (baixista de Dizzy Gillespie), Dave Kikoski e Kenny Washington, entre outros. Com atividade intensa na cena musical de Nova Iorque, Nana se apresenta regularmente com diversas big bands, entre elas Birdland Big BandDavid Berger Big BandGreg Ruvolo Big Band e Seth Weaver Big Band.

Miguel Tejera, no contrabaixo, e Dani Vargas, na bateria, completam o Nana Sakamoto Quarteto. No Música na Travessa deste sábado, o grupo apresenta um repertório de standards e lados B, em releituras em estilo latin jazz e bossa nova. 

O projeto Música na Travessa integra o Plano Anual de Atividades, com planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio do Banrisul e das Lojas Renner. O Plano Anual, realização CCMQ, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), Sedac, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, prossegue até dezembro, com atrações musicais e espetáculos cênicos, de teatro, dança e circo pelos diversos espaços do complexo cultural.


Música na Travessa - Ianaê Régia e Nana Sakamoto Quartet
Quando:
 30 de outubro | sábado
Horário: 19h -  Ianaê Régia | 20h – Nana Sakamoto Quarteto
Onde: Travessa Rua dos Cataventos (CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
(entrada franca com controle de quantidade de público, uso de máscaras e distanciamento)


(com informações de Homero Pivotto Jr. | Equipe Cida Cultural)

Ludwig Larré     
Assessoria de Comunicação CCMQ
Secretaria da Cultura do RS
3226-4797 | 98585-4440
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.