jc
Prefeitura

Melo nomeia prefeita para primeira praça da Capital e assina pacto com moradores do Centro Histórico

O prefeito Sebastião Melo nomeou nesta segunda-feira, 2, a aposentada Marivane Anhanha Rogério como prefeita da primeira praça da Capital, a Brigadeiro Sampaio, localizada no Centro Histórico. Ela recebeu o crachá e o certificado durante solenidade realizada no espaço público. Secretários e moradores da região também assinaram o Pacto de Governança.

05/08/2021 12h14Atualizado há 2 meses
Por: Fernando Gadret
Fonte: PMPA
79
“Estamos no coração do Centro Histórico empossando mais uma prefeita. A Brigadeiro Sampaio é uma praça histórica da Capital, palco de inspiração do nosso poeta Mario Quintana. Espero que o gesto da Marivane sirva de exemplo para ampliarmos os prefeitos.
“Estamos no coração do Centro Histórico empossando mais uma prefeita. A Brigadeiro Sampaio é uma praça histórica da Capital, palco de inspiração do nosso poeta Mario Quintana. Espero que o gesto da Marivane sirva de exemplo para ampliarmos os prefeitos.

O cargo voluntário que a moradora da região começa a exercer, a partir da nomeação publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA), prevê que ela cuide dos equipamentos públicos da praça, acompanhe os serviços de manutenção feitos por parceiros, informe problemas com iluminação pública e pichações e busque parceiros que possam contribuir com a conservação.

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, ressalta a importância do engajamento da população para termos espaços públicos mais qualificados. “Recebemos da associação de moradores uma lista de prefeitos para algumas das 28 praças do Centro Histórico, o que demonstra o sucesso desse projeto e o engajamento da população”, salienta.

“Moro aqui há 24 anos e criei meu filho nesta praça. A comunidade é unida e fico muito feliz em assumir esse desafio. Sei que contarei com a ajuda de todos para seguirmos qualificando o nosso quintal de casa”, afirma Marivane, que é a sexta cidadã a receber o título de Prefeito da Praça.

Sobre o Pacto: Os pactos de Governança visam estabelecer ações de corresponsabilidade e compromisso social, cultural, ambiental e econômico entre o governo e a comunidade. Eles são celebrados entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em conjunto com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), Secretaria Municipal de Administração (SMAP); associações locais; o prefeito da praça e a comunidade.

Contato com a prefeitura - Os prefeitos nomeados terão à disposição um grupo de Whatsapp com a equipe do 156 para agilizar a comunicação e os atendimentos, além de ter disponível o e-mail [email protected] para a formalização das necessidades. Também serão realizadas pela equipe da prefeitura treinamentos contínuos para os prefeitos das praças sobre a Central do Cidadão, ferramenta de demanda de serviços da administração pública.

Revitalização: A praça atualmente passa por melhorias feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), como substituição e pintura de brinquedos, academia e bancos, recuperação da calçada, reforma da quadra esportiva, entre outros.

Texto e Edição:Aline Rimolo e Lissandra Mendonça

 
 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.