jc
Ensino

Deputada quer reunião com Seduc para tratar das obras escolares

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa debateu, na manhã desta terça-feira (01), sobre o atraso das obras escolares na rede estadual de ensino

02/06/2021 10h24
Por: Fernando Gadret
Fonte: Marta Resing
66

Deputada quer reunião com Seduc para tratar das obras escolares

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa debateu, na manhã desta terça-feira (01), sobre o atraso das obras escolares na rede estadual de ensino. O caso apresentado na audiência foi sobre a urgente necessidade das obras de reparos do Colégio Vila Becker, em Novo Hamburgo, que desde janeiro deste ano está sem luz devido ao furto de cabos.

Para a deputada Sofia Cavedon (PT) é inaceitável que uma escola fique cinco meses sem energia elétrica. Ela sugeriu que o Governo do Estado repasse recursos emergenciais diretamente para escola para acelerar o início das obras necessárias. Sofia criticou a falta de agilidade da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para reformas e obras das escolas estaduais, que conforme documento da Secretaria Estadual de Obras, são mais de 50 instituições. A deputada solicitou uma reunião da Comissão de Educação com o diretor-geral da secretaria de Educação para tratar do assunto.

Os problemas da Vila Becker, que, somados, impedem a retomada das aulas presenciais, foram trazidos ao órgão técnico pelo representante da Comunidade Escolar, César Dornelles. Ele contou que, desde setembro do ano passado, a escola sofre com arrombamentos. Conforme ele, somente em janeiro deste ano ocorreram seis arrombamentos em oito dias. Da escola foram furtados ventiladores, pias e torneiras dos laboratórios, bebedouros e fios de alimentação de energia elétrica das salas, informou.

Dornelles relatou que a comunidade escolar se reuniu e solicitou a Secretaria de Educação reformas estruturais e a secretária de segurança, rondas e reforço na segurança do local. Ele acrescentou que tem informações sobre a abertura de processo para reforma elétrica e substituição dos fios furtados, mas até agora nada do início das obras. O requerente da presença da escola foi o deputado Issur Koch (PP).
 
PoA, 01/Junho/21
Fonte: Deputada Sofia Cavedon - 51 998965729
Foto Reprodução TV ALRS
Jorn Marta Resing - 51 996770941
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.