jc

Vidas transformadas em lições

Semana Santa

Raul Tartarotti

Raul TartarottiCrônicas Semanais

06/04/2021 21h58
Por: Fernando Gadret
Fonte: Raul Tartarotti
40

Vidas transformadas em lições 

Pai celestial, não imaginas que alegria o senhor proporcionou-me, presenteando com mais um ano de vida. Minha felicidade transborda nos poros de meu ser tamanha satisfação. Primeiro ao receber sua resposta, e segundo por ter atendido meu pedido tão especial. Sempre soube que você nos ajuda nos piores momentos, e ainda tem gente que não crê em sua existência, mas para muitos é sabido que nós, somos seus filhos legítimos. Se não há um árbitro maior, então qual seria nossa base de direito a vida? E se observarmos a vida com os olhos dos outros, viveremos a mercê das limitações deles. Desde que li sua carta, escrevo planos incessantemente para os 365 dias que ganhei. Serão os únicos que poderei me exibir quando disser aos meus amigos que ganhei como presente do próprio Deus. É claro que incluí umas pessoas próximas nesse ano extra, pois me pediram pra colocar seus nomes na lista, sabedores dessa minha intimidade com o Senhor. Quem não gostaria de aproveitar um pouco de nosso contato direto? Tento organizar minhas ideias e sinto muita novidade fluir na mente pra decidir por onde navegar nessa vida mundana, com mais um ano terreno. Antes de rever minha lista, quero lembrar a semana de homenagens a seu filho Jesus, que conviveu tão perto de nós e deixou um legado inesquecível a humanidade. Seus devotos, se preparam para a festa de seu renascimento com alegria, e lembram o momento da paixão de Cristo.

Essa tradição tipicamente judaico-cristã representa a vitória sobre a morte, e o Coelho é a fertilidade e esperança de uma nova vida. O budismo, o islamismo e o espiritismo, não celebram a Páscoa de nenhuma maneira, pois suas crenças não se relacionam com esse evento. As testemunhas de Jeová fazem uma leitura diferente da Páscoa e a tornam inaceitável. Mas na Umbanda e no Candomblé, a celebração é semelhante à católica, e pela tradição, na sexta feira os terreiros não abrem, porém no sábado se reverencia Ogum. Os Judeus celebram o "Pessach"(que significa "passagem" no hebraico). Lembram a passagem dos hebreus pelo mar vermelho. Muitos povos estão conectados ao Senhor e seu filho, e nessa época de muito sofrimento, por vezes tememos ser o próximo a pegar a peste, e assim abreviar nosso encontro com o Senhor. Talvez nosso pequeno claustro residencial possa nos proteger desse infortúnio maléfico. Seguimos alertas para que essa oportunidade de viver, que nos deste, nao seja ceifada por um evento inoportuno. Suas preces tem nos ajudado imensamente, seu olhar denso e meticuloso nos mostra novos caminhos, e nossa gratidão estará mais uma vez nessa celebração de renascimento do teu filho Jesus.  Acredito que estamos todos anos aprendendo mais um pouco do que é termos mente e corpo bem vivos, junto a outras criaturas.  Nossas vidas são lutas transformadas em lições, para todo nosso sempre, e de geração em geração, entregamos mais uma verdade, a fé pela existência, com coragem de sermos o que desejarmos. Nessa Páscoa, quero te agradecer meu Pai, pelo presente em forma de mais um ano de vida, mas também pelo envio de teu filho a muitos anos atrás, que nos deixou lições e um grande exemplo, o de seguir nossas convicções pelo bem de outrem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.