jc
Covid19

Porto Alegre vacina idosos de 85 anos ou mais contra Covid-19

A vacinação de idosos com 85 anos ou mais contra a Covid-19, iniciada nesta sexta-feira, 12, na Capital, transcorre normalmente

12/02/2021 16h04
Por: Fernando Gadret
Fonte: PMPA
228

A vacinação de idosos com 85 anos ou mais contra a Covid-19, iniciada nesta sexta-feira, 12, na Capital, transcorre normalmente nas dez unidades de saúde e três drive-thrus, com maior movimento registrado no início da manhã. A novidade é o atendimento no estádio Beira-Rio, a partir das 12h. Os preparativos e a logística, organizados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, contam com apoio do Sport Club Internacional, Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal. 


A diretora de Atenção Primária da SMS, Luciane Beiró, destaca que a ideia é oferecer mais um local para que os idosos sejam vacinados com segurança, sem precisar sair dos veículos. São quatro pontos de vacinação e mais quatro de registro. “Estou importante hoje", disse Nelson Silla, de 85 anos, que chegou dirigindo o seu carro e foi o primeiro da fila a ser atendido no drive-thru do Beira-Rio. "Essa dose significa mais garantia, mais alívio e menos medo, mas seguirei mantendo todos os protocolos de segurança". Acompanhado pela filha Claudia Silla Terra, Nelson agora aguarda o dia de trazer a esposa que completará 80 anos em 2021.

Nilza Eifler Rosa foi trazida ao drive-thru pela filha Mara Regina. Moradoras do bairro Santana, elas festejaram a abertura da vacinação no Beira-Rio. Aos 95 anos, dona Nilza se diz feliz e esperançosa. Mara Regina também aguarda o dia de procurar uma unidade de saúde ou drive-thru para fazer a imunização. "Farei 70 anos, então preciso ter um pouco mais de paciência." 

Aos 87 anos, dona Altiva de Oliveira Ungelter deu uma aula de empatia enquanto aguardava na companhia da filha Ruth Ungelter. "Esperamos muito por esse momento, mas se eu pudesse abriria mão da minha vacina para um trabalhador da linha de frente de atendimento a Covid-19." Como chegou a sua vez, ela explica que tem a expectativa de retomar o trabalho voluntário na igreja luterana. Dona Altiva trabalhou durante 19 anos no Hospital Moinhos de Vento na copa da enfermagem e também no bloco cirúrgico. Antes de ser imunizada, ela lembra que o avô do seu marido foi quem instalou a pedra fundamental no hospital.

Para acomodar melhor quem aguarda o momento de ser atendido, o Centro de Saúde Modelo instalou tenda no pátio e disponibilizou mais cadeiras, com apoio do Exército, observando o distanciamento. Nas unidades de saúde Assis Brasil e Morro Santana, o movimento é tranquilo. Assim como nos dois primeiros dias, o fluxo de pessoas é maior nos centros de saúde Modelo e IAPI e na unidade Santa Cecília, mas o atendimento ocorre sem muita espera. 

Horários - Tanto nas unidades de saúde como no estacionamento do Simers (rua Coronel Corte Real, 975 - com acesso de veículos pela rua Dario Pederneiras e saída pela rua Corte Real) e no estacionamento do Hipermercado Big (avenida Sertório, 6.600), o atendimento é feito das 8h às 17h. 

Já no drive-thru do estádio Beira-Rio, o funcionamento, neste primeiro dia, será do meio-dia até as 17h.

Onde se vacinar nas unidades de saúde:

US Camaquã

US São Carlos

US IAPI

US Morro Santana

Clínica da Família Álvaro Difini

US Moab Caldas

US Assis Brasil

US Santa Marta

US Modelo

US Santa Cecília

Confira aqui os endereços das unidades.

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com CPF.

  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.