jc
Saúde Pública

Vacinação em Porto Alegre começou na tarde desta terça-feira

As 51 mil doses da vacina Coronavac destinadas a Porto Alegre foram retiradas na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Distribuição do Estado

20/01/2021 15h51
Por: Fernando Gadret
Fonte: PMPA
148

 

As 51 mil doses da vacina Coronavac destinadas a Porto Alegre foram retiradas na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Distribuição do Estado e levadas para o Núcleo de Imunizações do Município, na avenida Padre Cacique. O secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, liderou a equipe da prefeitura e informou que a vacinação começa já nesta tarde para os idosos em instituições de longa permanência. 

Com as doses destinadas exclusivamente aos grupos prioritários neste momento, a prefeitura atuará com 19 equipes volantes para realizar a vacinação nas clínicas para idosos e também nas aldeias indígenas. Os profissionais da Saúde atuarão no esquema de vacinação com acompanhamento de viaturas das forças de segurança – Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal. 

“Como o Governo do Estado armazenará os volumes para a segunda dose deste primeiro público, todas as cerca de 51 mil doses poderão ser aplicadas agora, ampliando a cobertura dos profissionais de saúde de linha de frente no combate à Covid-19”, informou Sparta. O secretário reforçou que, neste momento, não haverá aplicação nas Unidades de Saúde.

No caso dos profissionais de Saúde, o Município fará nesta tarde o fracionamento das doses para destinação aos hospitais. As próprias instituições ficarão responsáveis por aplicar as doses. 

Quem são os primeiros 51 mil que serão vacinados na Capital:

  • Cerca de 16 mil profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 que trabalham em hospitais, seis mil profissionais de saúde da linha de frente que atuam em unidades de saúde e prontos atendimentos, 6.250 profissionais de saúde coletadores, de análises laboratoriais e que fazem transporte das amostras biológicas. A prefeitura destina as doses, e os hospitais realizam a imunização.
  • Cerca de 22 mil idosos em instituições de longa permanência.
  • Cerca de 750 indígenas (acima de 18 anos). 

Nos dois últimos casos, as equipes da SMS irão aos locais vacinar.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.