jc
Artes Cênicas

Mostra Gaúcha de Artes Cênicas em 2021

Deputada apresenta projeto de fomento e incentivo à cultura gaúcha

30/12/2020 00h01
Por: Fernando Gadret
Fonte: Jornalista Marta Resing
258

Projeto de Resolução criando a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas na Assembleia Legislativa do RS foi tema de reunião entre a deputada Sofia Cavedon (PT), autora da iniciativa, com o próximo presidente da Casa Legislativa em 2021, deputado Gabriel Souza (MDB), nesta segunda-feira, 28.

Sofia apresentou a proposta destacando a importância do setor cultural para o desenvolvimento do Estado e para a promoção de qualidade de vida para as gaúchas e gaúchos visando, com a Mostra, fortalecer ainda mais essa atuação. "O Legislativo gaúcho tem forte atuação no reconhecimento e incentivo a novos e consagrados talentos, na promoção da cidadania e do acesso à leitura, à história e a diversas manifestações artísticas", salientou a parlamentar que também é autora da Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, realizada anualmente na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na reunião, o deputado Gabriel afirmou que terá compromisso com a cultura na sua gestão como presidente, promovendo melhorias nos projetos da Casa como o Sarau do Solar, assim como ampliando a promoção cultural na Assembleia Legislativa. "Apoio a iniciativa da Mostra Gaúcha de Artes Cênicas da Assembleia" disse já encaminhando a formação de um grupo para iniciar os estudos para a realização do projeto em parceria com o Departamento Cultural da ALERGS, Superintendência de Comunicação e entidades representativas da cultura.

Conforme a deputada Sofia, a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas visa promover anualmente pela Assembleia Legislativa do RS um calendário de espetáculos de dança, circo, teatro e teatro de rua nos espaços da Casa, abertos ao público e com transmissão ao vivo pela TV AL/RS, seguindo a experiência positiva da Câmara Municipal de Porto Alegre e contemplando as Artes Cênicas na atuação cultural do Legislativo gaúcho. "Propomos quatro linguagens artísticas (teatro, teatro de rua, circo e dança), 16 grupos contemplados com reserva de vagas para 50% do interior do RS e quatro meses de programação cultural continuada na ALERGS

Também participaram da reunião: Mariana Abascal, diretora do departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do RS, Isara Marques (Futura superintendente de Comunicação da ALERGS) (Fábio Cunha (Presidente Sated), Luciano Fernandes (Casa do Artista Riograndense), Consuelo Valandro (Associação Circo-Sul), Marise Siqueira (Articula Dança), Paulo Evandro Coletivo dos Festivais de Teatro do Interior do Rio Grande do Sul do Sul e Argentina INTERIOR EM CENA), Tânia Farias (Colegiado de Circo) e Alessandra Carvalho (Povo da Rua).
 
PoA, 28/Dezembro/20
Fonte: Deputada Sofia Cavedon - 51 998965729
Jorn. Marta Resing - 51. 996770941
Foto reprodução Marta Resing
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.