jc
Turismo na Serra

Inovações nos negócios e expectativas para temporada de Natal e Vindima na Serra Gaúcha

Turismo seguro e de proximidade é a aposta na retomada para os próximos meses

03/11/2020 16h20
Por: Fernando Gadret
Fonte: JC Melo DÁvila
59

 

Dois mil e vinte começou com a projeção de um bom ano para o setor de turismo da Serra Gaúcha. Mas nem bem o ano havia começado e o mundo sofreu o impacto do novo coronavírus, que afetou diretamente o segmento. Na Região Uva e Vinho a expectativa de recuperação está na alta temporada provocada pelo período do  Natal, e depois com a época da vindima (colheita das uva). 

Foi neste contexto, e com a certeza de que era preciso agir e pensar adiante, que os empreendedores da região se movimentaram, criando novas oportunidades e se organizando para uma retomada gradual. “Foi preciso repensar tudo, pois no início não tínhamos a dimensão e a extensão de quanto tempo ficaríamos totalmente parados.” comenta Andréia Zucchi,  diretora-executiva da Giordani Turismo e Eventos, empresa tradicional que caminha para completar três décadas em 2022, e é referência em turismo na preservação e disseminação da história e cultura  regional. 

Essa postura de olhar adiante e confiar na reversão do quadro levou a Giordani e seus parceiros a repensar suas operações. Esse trabalho envolveu o clássico passeio de Maria Fumaça - Trem do Vinho, que depois de ficar parado por quase três meses, adaptou-se aos protocolos de segurança sanitária. Foi necessário redesenhar completamente a operação, com redução de público, sanitização periódica, readequação nas atrações culturais e artísticas, e treinamento da equipe que opera o passeio que liga as cidade de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. As adequações seguem em prática por tempo indeterminado. A Giordani foi ainda uma das empresas que recebeu o selo “Ambiente Limpo e Seguro”, iniciativa da Prefeitura de Bento Gonçalves que certifica empreendimentos que estejam em conformidade com as normas de sanitização e cuidados preventivos ao COVID-19. 

“Com a paralisação dos passeios e sem uma previsão exata de retomada chegamos a zerar o faturamento mensal”, afirma Andréia Zucchi. Mas a experiência e o conhecimento de quem viveu e superou outras crises se fez presente. “Não poderíamos deixar de acreditar que, mesmo sem data prevista, a retomada seria possível e que existe um trabalho consolidado ao longo de quase trinta anos de atuação”, assim a diretora-executiva buscava motivar sua equipe. A Giordani passou a ofertar passeios com valores promocionais, ampliou o parcelamento e a possibilidade de utilização dos pacotes até dezembro de 2021. 

Projetos que seriam desenvolvidos ao longo de 2020 foram antecipados, como o novo e-commerce e também um blog autoral. “Eram projetos que vinham andando, mas que acabaram se tornando prioridade. Já tínhamos um e-commerce mas esse é muito mais intuitivo e fácil de navegar entre os passeios. E o blog é um complemento pois nele o turista pode conhecer um pouco mais de Bento e assim organizar seu roteiro conforme o tipo de passeio que busca”, explica Andréia.

A presença online foi fortalecida com dois novos produtos que a Giordani Turismo e Eventos possibilitou ao público: uma loja virtual de produtos exclusivos da Região Uva e Vinho, e a comercialização do streaming do Espetáculo Cultural Epopeia Italiana, com a história real de Lázaro e Rosa. 

 

ALTA TEMPORADA E VINDIMA

A expectativa é de que a alta temporada, nos meses de novembro e dezembro, e também a época da vindima, entre janeiro e março de 2021, amplie o fluxo de turistas circulando na região. 

“Vamos realizar a 10ª edição do Natal Sobre Trilhos, um dos passeios especiais que temos a bordo do nosso trem. São viagens noturnas, com atrações diferentes das habituais, onde nosso objetivo é trabalhar a memória afetiva do passageiro e para trazer o verdadeiro significado do Natal” explica Zucchi. O Natal Sobre Trilhos acontece dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro. 

Outro período que ano a ano vem registrando crescimento no número de visitantes, em Bento Gonçalves e cidades próximas, é o da vindima, época de colheita das uvas, que ocorre de janeiro a março. “Como vemos em diferentes estudos, passeios ao ar livre são a tendência do turismo neste momento. Apostamos nos roteiros de vindima pois além do contato com a natureza os passeios oferecem o que chamamos de turismo de experiência, onde o visitante não apenas percorre os locais, mas participa do processo, podendo colher a uva direto no parreiral e até participar da tradicional pisa, em barris de madeira, ao som de um coral italiano”, destaca Andréia. 

A expectativa da retomada na vindima também é grande por parte dos empresários do segmento. Enóloga e uma das proprietárias da Vinícola Cristofoli, Bruna Cristofoli destaca que a antecipação na programação de passeios é essencial. 

“Estamos confiantes que será uma ótima vindima, tanto em passeios na vinícola  como em termos enológicos. Apostamos na vindima como a retomada do enoturismo, e o maior desafio será conciliar a alta demanda com as restrições ao número de clientes, por isso a importância da programação antecipada dos passeios”, afirma.  Os roteiros de vindima estão disponíveis de 9 de janeiro de 2021 a 6 de março de 2021. 

 

Reservas e informações

Giordani Turismo e Eventos www.giordaniturismo.com.br
☎️ 54 3455-2788 e (WhatsApp) 54 99970-7940 ou  54 99683-9928

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.