jc
Revitalização

Revitalização da Praça da Matriz

Obras estão sendo realizadas

01/10/2020 15h59
Por: Fernando Gadret
Fonte: Revista News
67
Alex Rocha/PMPA
Alex Rocha/PMPA

A Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, está sendo  revitalizada pela Prefeitura de Porto Alegre. Serão investidos R$ 2.568.998, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), via Caixa Econômica Federal.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, explica que o uso de verbas do PAC, por intermédio do Iphan, é pelo fato de que a Praça da Matriz é tombada em nível federal. “É um dos espaços mais emblemáticos da nossa cidade, onde se concentram as representações de religiosidade, poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e um dos grandes templos da cultura de Porto Alegre”, diz o secretário.

Obras

Estão previstos os serviços de requalificação de mais de 6 mil metros quadrados, com renovação de pavimentação, restauração das luminárias históricas e complementação com luminárias contemporâneas, recuperação e complementação de mobiliário urbano, renovação das redes de energia elétrica e implantação de novo projeto paisagístico. A previsão é de oito meses para execução da obra.

A planta da reforma da histórica Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro Histórico, foi elaborada pela empresa RS Projetos, contratada por meio de licitação em 2015, e o planejamento de paisagismo é da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Entre 2017 e 2018, foram restaurados na praça o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada onde ele se encontra. Foram investidos R$ 1,105 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e instalações elétricas nas luminárias. O artífice francês Antoine Amarger e a especialista em granitos argentina Alejandra Rubinich realizaram o trabalho com a coordenação da engenheira metalúrgica Virginia Costa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.