Sofia lembra que tanto em âmbito nacional quanto estadual, o conjunto de leis e normas que dispõem sobre a importância das práticas de leitura e à implementação e expansão da rede de bibliotecas escolares é bastante consistente para a construção e o aprofundamento de uma política estadual do livro, da leitura e da literatura. "No entanto, o atual cenário apresenta uma situação extremamente contraditória e crítica que toma direção inversa ao que preconiza a legislação vigente, fato que nos levou a criar essa frente tão relevante e prioritária, pois o acesso ao livro e às práticas letradas é fundamental para o exercício da cidadania de forma crítica e autônoma", destaca a parlamentar.
O Rio Grande do Sul é o único a possuir legislação que norteia as bibliotecas escolares em relação a orçamentos para recursos financeiros, de pessoal e principalmente um sistema de estrutura e organização. Foi pioneiro na implementação de um Sistema de Bibliotecas Escolares – SEBE. "Mesmo assim, em 2018, através do Portal da Transparência, identificou-se que no Estado, das 2.545 instituições de ensino existentes na rede estadual, somente 20 (menos de 1%) têm bibliotecários(as) formados(as) como responsáveis. Possuímos 9.981 escolas públicas e privadas e deste universo, somente 6.123 (61%) possuem bibliotecas" salienta a deputada.
Destaca ainda Sofia Cavedon as dificuldades crescentes daqueles que escrevem, editam, distribuem e vendem o livro de manterem esta dinâmica ativa. “Queremos mobilizar a sociedade para que se engaje na luta pela valorização e pelo fomento de práticas de incentivo à leitura", enfatiza a deputada.
PoA, 12/out/19
Jorn. Marta Resing – 996770941
Fotos
Sofia - Vanessa Vargas/PTSul