jc
Inclusão Social

ONG de Porto Alegre realiza desfile de moda com moradores de rua

As peças, desenvolvidas pelos vencedores do 5º Concurso ABEPEM de Modelagem, foram criadas especialmente para a ONG

25/09/2019 17h42
Por: Fernando Gadret
Fonte: Priscila Cabrera
265

A ONG Centro Social da Rua, que realiza ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre, irá realizar o Desfile da Rua no próximo dia 29. Durante o evento, serão apresentadas as criações dos vencedores do 5º Concurso ABEPEM de Modelagem, que ocorreu dentro do 15º Colóquio de Moda, realizado no início de Setembro, em Porto Alegre. As roupas serão desfiladas pelos próprios assistidos da ONG.

Este ano, o Concurso ABEPEM de Modelagem escolheu como tema “A Modelagem do Vestuário Para Pessoas que Carregam o Mundo Nas Costas”, contando com organizadores do Centro Social da Rua como parte do corpo de jurados. Doze grupos de alunos de Moda participaram do Concurso, que teve três duplas como finalistas. Em primeiro lugar ficou o grupo do Paraná, que produziu o modelo “A Casa do Corpo”, grande destaque do concurso, já que a roupa vira saco de dormir. Em segundo lugar foi escolhida a dupla do Piauí, com o modelo “Fashion Comfort”, onde a criação possui muita versatilidade e conforto para o usuário. E em terceiro lugar ficou a equipe de Minas Gerais, com o “Traje Utilitário Urbano”, com peças que viram mochila e porta documentos impermeável. As peças finalistas e seus moldes foram doados para o Centro Social da Rua. Além disso, os vencedores irão produzir mais 25 unidades para doar à Organização.

Para Letícia Gonçalo de Morais, Coordenadora Geral do Centro Social da Rua, esta foi uma oportunidade muito importante de mostrar para a sociedade a necessidade das pessoas que vivem nas ruas. “Foi um grande prazer fazer parte do corpo de jurados e ser a ONG beneficiada com as peças vencedoras. Todas as criações foram feitas seguindo as necessidades dessas pessoas. Fomos ouvidos pela comissão organizadora para que o edital do concurso contasse com as necessidades que percebemos diariamente convivendo com moradores de rua”, explica. “O nosso objetivo agora é fazer o curso Sou Costureiro, que irá ensinar um trabalho para que eles possam tirar seu sustento de maneira digna”, complementa. Com os moldes doados, a ONG quer confeccionar, através das aulas, mais peças destas para que mais pessoas sejam beneficiadas, o que contribui com uma melhor  condição para quem vive nas ruas.

O Desfile da Rua conta com o apoio do Curso de Moda da Universidade Feevale, Casa Clima Aquecedores e Buda Comunicação. O evento acontece no dia 29 de setembro, às 15h, na Escola Porto Alegre - EPA, Rua Washington Luiz, 203. As grandes estrelas da tarde serão as pessoas em situação de rua que irão desfilar as peças. O desfile é aberto à toda a comunidade. 

 

Serviço - Desfile da Rua

Dia: 29/09

Horário: 15h

Local: Rua Washington Luiz, 203 (Escola Porto Alegre)

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.