jc
Turismo e Hotelaria

Um olhar otimista para o turismo

Pesquisa em Turismo e Hotelaria em Santa Catarina

24/09/2019 18h43
Por: Fernando Gadret
Fonte: Vania Monteiro
154

A pesquisa de sondagem empresarial realizada pelo Ministério do Turismo, realizada em julho deste ano com empresas do setor de hospedagem no Brasil, referente à percepção dos empresários quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos mostrou número que nos fazem refletir.  

No fechamento do 1º semestre houve queda de 29,4% no número de empregados, mas mesmo assim, ainda somos a indústria líder na geração de novos postos de trabalho e, se olharmos para Santa Catarina, somos o Estado que mais contratou em 2019, no ranking nacional, conforme divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). 

A pesquisa também mostrou que o somatório entre os empresários que se mantiveram estável ou aumentaram o volume da demanda de serviços ofertados alcançou 67%. Número bem superior aos 33% que informaram queda.

Talvez o número que mais impacte seja o do faturamento, onde 39,6% das empresas indicaram queda. No entanto, se compararmos ao número de empresas que informaram aumentar o seu faturamento (29,3%), ainda assim mostramos que o primeiro semestre não foi tão ruim assim. 

O que nos motiva são as projeções para os próximos 6 meses. 79% dos empresários pretende se manter ou aumentar o número o número de empregados. A oferta de serviços que já vinha com bom desempenho cresce ainda mais, já que 39,8% das empresas estima aumento da demanda de serviços ofertados e 39,2% pretende se manter estável. 

Se no primeiro semestre o que preocupou foram os 39,6% das empresas que indicaram queda no faturamento, para o segundo semestre 42,8% dos empresários indicaram perspectivas de aumento na receita.

O ano de 2018 não foi dos melhores, mas também não foi o pior. O poder aquisitivo caiu, a taxa de desemprego alcançou percentuais enormes e foi preciso fazer malabarismo para manter a rentabilidade dos empreendimentos. Mas como bons brasileiros, sempre temos uma visão otimista e, certamente, 2019 será um ano melhor que o anterior, esta sempre será a expectativa de todo empresário. 

Recentemente realizamos o Encatho & Exprotel e percebemos que o empresário quer conhecer e investir em novos produtos/serviços. Ele está consciente que para ter sucesso é preciso melhorar sua infraestrutura, sua presença no meio digital e a experiência vivida pelo hóspede. Rumo à dias melhores no turismo e hotelaria!

Osmar José Vailatti
Diretor-presidente
ABIH-SC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.