A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) realizará, nos dias 25 e 26 de setembro, o I Seminário de Literatura Gaúcha. Promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – instituições da Sedac –, o evento ocorrerá no Auditório Luis Cosme, no 4º andar da Casa. As inscrições estarão abertas a partir de quinta-feira (5/9) e encerram-se no dia 22 de setembro (ou enquanto durarem as vagas), devendo ser realizadas por meio deste link.
Com três mesas-redondas e um bate-papo, o seminário é alusivo aos 70 anos do IEL, completados em janeiro de 2024, e abordará temáticas como a ditadura e o antropoceno, além de conteúdos produzidos por autores do Rio Grande do Sul.
No dia 25 de setembro acontecem duas mesas-redondas. “A Literatura e Ditadura” inicia-se às 10h, com mediação do professor, jornalista e escritor Antonio Hohlfeldt e participação dos pesquisadores Sergius Gonzaga, Gínia Gomes e Rejane Pivetta de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). À tarde, às 14h, a mesa-redonda “Literatura Gaúcha Ontem e Hoje” reúne os pesquisadores Lucas da Cunha Zamberlan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Nubia Hanciau, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), e Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O debate é mediado pela escritora Carolina Panta. Às 16h, começa a primeira rodada de apresentação de comunicações orais, cujas inscrições foram encerradas no último dia 1° e as temáticas serão divulgadas em breve.
A programação do segundo dia começa com novas apresentações de comunicações orais, às 10h. Já às 14h, ocorre a mesa-redonda “Escritores do Século XIX”, mediada pelo escritor Cristiano Fretta. Participam da atividade os pesquisadores Carlos Alexandre Baumgarten e Maria Eunice Moreira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Denise Espírito Santo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Encerrando a programação, os escritores Daniel Galera, Natalia Borges Polesso e Morgana Kretzmann participam do bate-papo “Literatura e Antropoceno”, mediado pela doutora em escrita criativa Andrezza Postay.
A Casa de Cultura Mario Quintana e o IEL são instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul, patrocínio master Nubank; Patrocínio prata CEEE Equatorial e patrocínio bronze Ventos do Sul; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner, iSend e Livraria Taverna; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
O quê: I Seminário de Literatura Gaúcha
Quando: 25 e 26 de setembro
Onde: Auditório Luis Cosme, no 4° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)