jc
CCMQ

Casa de Cultura Mario Quintana promove oficinas de fotografia em setembro

As atividades são gratuitas e integram programação do Projeto Educativo da CCMQ

02/09/2024 16h20
Por: Fernando Gadret
Fonte: CCMQ

O Projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), organizou uma programação especial de oficinas de fotografia para o mês de setembro. Os participantes poderão aprender sobre métodos de captura de imagens sem o uso de câmeras e sobre revelação e ampliação de fotografias analógicas. 

As quatro modalidades oferecidas são gratuitas e voltadas ao público adulto. As atividades acontecerão no laboratório fotográfico Vania Toledo, no 3° andar da CCMQ, e serão ministradas pelo fotógrafo e artista plástico Amílcar Pinto, que já participa de atividades de pesquisa e divulgação de processos fotográficos na Casa. A seguir, um detalhamento acerca das oficinas, bem como os links de inscrição para cada uma delas.

Sobre a programação

Pinhole

A primeira modalidade apresentada é a de fotografia pinhole, que é obtida em filme com uma câmera artesanal a partir da passagem de luz por um pequeno furo. O curso tem carga horária total de seis horas, dividida em três encontros que ocorrem nos dias 10, 17 e 24 de setembro (terças-feiras), das 14h às 16h. 

A oficina pretende instruir os inscritos sobre todo o processo, desde a construção da câmera até os procedimentos para a obtenção de uma imagem singular. As inscrições devem ser feitas neste link. Foram disponibilizadas 12 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. 



Revelação e ampliação

Outra atividade com carga horária de seis horas é a oficina de revelação e ampliação de fotos, que acontece nos dias 11, 18 e 25 de setembro (quartas-feiras), das 14h às 16h. Unindo teoria e prática, o curso se divide em três momentos: saída fotográfica, revelação dos filmes e impressão de imagens ampliadas. São oferecidas dez vagas. Clique aqui para se inscrever. 

Quimigrama 

Essa modalidade de oficina pretende ensinar os interessados sobre o método quimigrama, no qual, para se construir uma imagem, são usados procedimentos da pintura e do desenho e reagentes químicos sobre o suporte fotográfico. O curso acontece em um único encontro de três horas, das 14h às 17h, que busca estimular a criatividade dos participantes. Os interessados podem escolher entre duas opções de data, cada uma com 12 vagas, nos dias 12 e 19 de setembro (inscrições aqui e aqui, respectivamente). 

Fotograma

A última das quatro oficinas especiais de fotografia do mês acontece no dia 26 de setembro, das 14h às 17h, e apresenta o método do fotograma aos participantes. Na aula será desenvolvida uma atividade prática de criação de imagem a partir da impressão da sombra de objetos em um suporte fotográfico. A oficina demonstra procedimentos técnicos e busca estimular experimentações criativas. São oferecidas 12 vagas – inscrições neste link.  

Outras atividades

Além do conjunto de oficinas, o Projeto Educativo da CCMQ ainda promove outras ações lúdicas gratuitas ao longo do mês. No dia 28 de setembro (sábado), acontece a atividade educativa “De: / Para: – Confecção de cartões postais”, que convida os públicos infantojuvenil e adulto a registrarem, por meio de um cartão postal, memórias vividas na CCMQ. A ação acontece na Travessa dos Cataventos, das 14h às 16h. Não é necessário fazer inscrição prévia. 

Dando sequência às oficinas regulares oferecidas pelo Projeto Educativo, a atividade “Entre traços e tintas” proporciona um momento livre para crianças e adolescentes experimentarem desenho e pintura. Sem inscrições prévias, a oficina será oferecida sempre aos sábados, em três opções de datas: 14, 21 e 28 de setembro, das 10h às 12h, no ateliê do Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE), localizado no 5° andar da CCMQ. 

Outro momento para o público infantojuvenil é a oficina “Entre papéis e colagens – Construindo imagens”, que já aconteceu no mês de agosto na CCMQ e retorna em três sextas-feiras do mês: 6, 13 e 27 de setembro, também no ateliê do CDE. A atividade, sem necessidade de inscrição prévia, propõe a construção de imagens a partir de recortes coloridos e de barbantes. 

O Projeto Educativo também segue com visitas mediadas para grupos, que podem ser agendadas pelo e-mail [email protected]. As visitas são voltadas para grupos de até 50 pessoas e podem ocorrer de terça a sexta-feira, às 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. 

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição da Sedac. O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio master Nubank; Patrocínio Prata CEEE Equatorial; Patrocínio Bronze Ventos do Sul; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner, iSend e Livraria Taverna; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.


Serviço

Oficina de pinhole

Quando: 10, 17 e 24/9, das 14h às 16h
Carga horária: 6 horas
Link para inscrições


Oficina de revelação e ampliação

Quando: 11, 18 e 25/9, das 14 às 16 horas
Carga horária: 6 horas
Link para inscrições
 

Oficina de quimigrama 

Quando: 12 ou 19/9, das 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Links para inscrições: 12/9 e 19/9


Oficina de fotograma 

Quando: 26/9, das 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Link para inscrições

Todas as oficinas acontecem no Laboratório Fotográfico Vania Toledo, no 3° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre).

FOTOS (Créditos Amílcar Pinto):