jc
eleições

A ESCOLHA NOSSA DE CADA DIA

Cidadania é também ser responsável

João Helbio Carpes Antunes

João Helbio Carpes AntunesVice Presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico Ex Secretário Adjunto de Segurança Pública Morador do Centro Histórico

24/07/2024 15h50
Por: Fernando Gadret
Fonte: João Hélbio C. Antunes

"CONSTRUIMOS SONHOS EM CIMA DE GRANDES PESSOAS. O TEMPO PASSA E DESCOBRIMOS QUE GRANDES ERAM OS SONHOS AS PESSOAS É QUE ERAM PEQUENAS DEMAIS PARA TORNÁ-LOS REAIS".  Bob Marley.

 

Passamos a vida inteira fazendo escolhas, às vezes nem nos damos conta disso, em outras postergamos as decisões. Muitas dependem somente de nossa atitude, outras influenciam ou são influenciadas pelo meio em que vivemos. Na vida afetiva, na área profissional, em todas as áreas, sei que o tema é apaixonante, mas hoje quero discorrer sobre as decisões que tomamos enquanto cidadãos.

Sim, também temos escolhas como cidadãos, primeiro ao exercemos na plenitude nossos deveres e direitos.

 

Todos temos o direito e queremos morar em uma habitação decente, com infra-estrutura de saneamento básico e limpeza, luz elétrica e água. Todos queremos residir em uma rua calçada, arborizada, com ônibus acessível no mínimo. Todos queremos ter um bom emprego, um bom salário. Todos queremos ser respeitados, ter segurança para toda a família.

Com certeza, você estará dizendo que isso depende de oportunidades, exercite comigo se as oportunidades também não são escolhas.

 

Quando nos ausentamos da reunião do Condomínio e depois recebemos a chamada extra para reforma do salão de festas, ou obras que entendermos não ser necessárias, isto é uma escolha.

 

Quando não estamos nem aí para aquela reunião na escola de nossos filhos, e depois descobrimos que aquele era o momento em que você deveria estar presente, para não precisar correr atrás de ajuda psicológica para seu filho.

 

Quando queremos reclamar da nossa praça, ou rua que está abandonada, sem iluminação, acobertando transgressores e nunca participamos de nenhuma reunião na Associação de Moradores. Isto é uma escolha.

Quando não valorizamos os líderes e agentes comunitários, que nos representam na reunião do Orçamento Participativo ou Plano Diretor. Isto é uma escolha.

 

Quando achamos que os problemas não são nossos, quando a Comunidade vizinha luta por um posto de saúde, melhor segurança, uma escola digna, contra a alta dos alimentos, das passagens, isto é uma escolha.

 

Vamos levantar a bandeira dos valores que aprendemos, eliminar os contra-valores, voltar a sentir orgulho, divulgar as boas ações, as boas práticas, os valores verdadeiros e fazer do Brasil um país digno e justo, com oportunidades iguais para todos, que traga futuro para todos nós”.

 

Chega de tolerância, virtude brasileira hoje tão permissiva. Não vamos aceitar pequenos delitos, pequenas infrações, pequenos roubos, pequenas corrupções e pequenos desvios que insuflam os grandes e são alimentados pelo tradicional “jeitinho brasileiro", que acha solução para tudo.

 

Quando decidimos votar em alguém, estamos transferindo nossos anseios, nossos sonhos, para quem acreditamos ou não, digo isso porque existem aqueles que votam porque o fulano é lindo, tem um nome bonito, vai atrás da maioria, possa realizar suas promessas que vão ao encontro do que queremos, isto é uma escolha ou reeleger aqueles que não cumpriram suas promessas, muito pelo contrário retiraram conquistas dos trabalhadores e aposentados adquiridas com muita luta e dialogo.

 

Procurar conhecer quem são nossos líderes comunitários, se realmente representam o que pensamos, participar de reuniões da Escola, conhecer quem são os pais dos colegas dos nossos filhos, engajar-nos nas lutas da comunidade, participarmos da Associação Comunitária do nosso bairro, isto é uma escolha.

Conhecer quem são os candidatos, suas aptidões, seu passado, sua coerência, seus projetos, seu Partido, isto é uma escolha.

 

O exercício da cidadania em sua plenitude nos permite mais do que fazermos escolhas, participarmos ativamente das mudanças que desejamos.

Temos a oportunidades de mudarmos nossas vidas a todo o momento, basta exercemos nossa cidadania com responsabilidade.

As mudanças, as melhorias só irão acontecer se participamos e exercitarmos nossa cidadania, não importa se cometermos erros de percurso.

Procure participar da vida política e comunitária da sua cidade, comece fazendo um voto consciente, para que possamos realmente ter parlamentares e gestores que possam realmente melhorar a vida das pessoas.

 

"EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, PODEMOS COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM".

Chico Xavier

 

JOÃO HELBIO CARPES ANTUNES