Alinhada à programação especial da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia oito de março, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta uma agenda de atividades que tem como foco o protagonismo feminino, tema escolhido pela Sedac para a celebração deste ano.
Ao longo do mês de março, a programação do centro cultural mais querido dos gaúchos está diversa: cursos, oficinas, sarau, exposição, performance, economia criativa, bate-papo e mais, tendo como tema a obra de artistas mulheres. A programação, multidisciplinar, foi criada em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), o Instituto Estadual de Cinema, a Cinemateca Paulo Amorim e o RS Criativo, instituições e programa da Sedac, além da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
Cursos
A primeira ação ofertada gratuitamente ao público será o curso Feminismo e história da arte hoje, ministrado pela professora Daniela Kern. Ao longo do encontro, que acontece na quinta-feira, 07/03, às 19h, serão abordadas as correntes feministas de pensamento e como elas seguem alimentando pesquisas sobre a inserção de mulheres na história da arte no transcorrer do século 21, prestando atenção nos múltiplos papéis que operam neste campo, da teórica à artista, da historiadora da arte à curadora. Daniela Pinheiro Machado Kern é professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.
Seguindo a oferta de cursos ligados às artes visuais, na quarta-feira, 20/03, também às 19h, a curadora Izis Abreu comandará o encontro Mulheres negras na arte contemporânea: o caso do coletivo Sopapo das Mulheres. O curso abordará a presença e a ausência de mulheres negras na arte contemporânea brasileira, tendo como estudo de caso o coletivo porto-alegrense Sopapo de Mulheres. Izis Abreu é curadora independente, diretora criativa do coletivo Favela Contest e atuou como coordenadora do setor de Acervo do MACRS e trabalhou no Núcleo de Curadoria e de Programa Público do MARGS.
Ambos os cursos terão 50 vagas, com distribuição de senhas no dia do evento, por ordem de chegada.
Artes visuais e sarau feminino
No sábado, 16/03, a Casa terá uma tarde cheia, com abertura de mais uma edição do projeto Acervo em Foco, realizado pelo MACRS e CCMQ, que apresentará a obra de Elaine Tedesco no Espaço Marilene Bertoncheli, no térreo da ala oeste; inauguração da primeira edição de 2024 do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo, com o projeto Grafita Aí, também no térreo da ala oeste; e a realização do Sarau das minas: Luta feminista, organizado pela escritora e poeta Mariam Pessah.
O sarau, com início marcado para às 17h, ocorrerá no Jardim Lutzenberger, no quinto andar da Casa. O evento tem como objetivo valorizar a literatura de autoria feminina. O público é convidado a trazer poemas, crônicas, trechos de novelas e romances de autoras para compartilhar com os presentes. O espaço de fala será de prioridade de mulheres e pessoas não-binárias. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. Em caso de chuva, o encontro será transferido para o Espaço Oliveira Silveira, também no quinto andar.
Na terceira semana do mês será a vez dos projetos de artes visuais convidados especialmente para compor a grade de programação do Mês das Mulheres. No dia 19/03, a fotógrafa Liane Neves, natural de Porto Alegre e ex-fotógrafa de Mario Quintana, apresenta a exposição Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas, ao lado da também fotógrafa Shawna Lemay, natural de Edmonton, Canadá. A mostra propõe um diálogo visual entre a produção das artistas e é realizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A abertura acontece a partir das 18h, com obras em cartaz na Microgaleria Tatata Pimentel, localizada no terceiro andar, e nos espaços de circulação do sétimo andar.
Já na quinta-feira, 21/03, a partir das 15h, acontece na Casa a ação do Projeto VERTER, idealizado por um coletivo de artistas: Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva e Manoela Cavalinho. O encontro entre elas se dá pelo interesse comum na maré feminista que inunda a América Latina, em especial países como Argentina, Uruguai e o Brasil. O público está convidado a visitar a CCMQ neste dia e percorrer os diversos espaços da Casa, onde a ação tomará corpo. O projeto culminará em uma exposição prevista para inaugurar dia 16 de abril, também na CCMQ.
Literatura
Para fechar o mês intenso, na quarta-feira, 27/03, vai rolar mais um encontro do Cineliteratura, evento promovido pela CCMQ em parceria com o IECine e a Cinemateca Paulo Amorim, e que combina cinema e literatura. Na ocasião, será exibido o filme As Horas (2002), seguido de debate acerca do livro de Michael Cunningham que inspirou o filme. A sessão ocorre às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, e terá o benefício da meia-entrada estendido para todos os interessados em participar da atividade.
No dia seguinte, encerrando a programação especial do mês de março, às 19h, acontece o encontro Quando a ficção abarca a memória, um bate-papo sobre ficção e memória na literatura e no processo de criação literária com as escritoras Eliane Marques, Natalia Borges Polesso e Taiasmin Ohnmacht. A mediação será da também escritora Nathallia Protazio. A atividade será realizada no Auditório Luís Cosme, é gratuita e não é preciso se inscrever previamente.
Outras ações
Além desta programação para lá de especial, outras ações que já estão consagradas no calendário da CCMQ terão como foco artistas e protagonistas mulheres. Na quinta-feira, 07/03, a última sessão do primeiro bloco do Curta no Jardim, exibirá filmes da artista brasileira Letícia Parente. As obras integram o acervo de vídeos da Fundação Vera Chaves Barcellos. A sessão ocorre às 19h30, no Jardim Lutzenberger, de forma gratuita.
O Samba do Quintana, sucesso de público ao longo de 2023, retoma suas atividades no domingo, 10/03, a partir das 16h, tendo como convidada especial a cantora Andréa Cavalheiro, que se apresenta ao lado da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos.
Por fim, a partir do dia oito de março até o final do mês, a CCMQ estará com uma campanha de arrecadação de itens de higiene e cuidado pessoal feminino – como absorvente íntimo, xampu, sabonete, condicionador, creme hidratante, aparelho de depilação descartável, batom, maquiagens, roupa íntima, escova de cabelo – que serão doados para instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade. As entregas poderão ser realizadas no horário de funcionamento da Casa, de terça a domingo, das 10h às 20h, diretamente na recepção da ala leste. A iniciativa foi organizada pelo Projeto Educativo da Casa, que também fará três mediações especiais sobre as mulheres que homenageiam os espaços da CCMQ, nos dias 9, 21 e 23 de março, às 15h.
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul, CMPC, Unifértil, Postos Buffon; apoio Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
Mês das Mulheres na CCMQ – Protagonismo Feminino
Atividade variadas ao longo do mês de março
Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Mais informações via Instagram @ccmarioquintana
07/03, quinta-feira
Feminismo e história da arte hoje, com Daniela Kern
19h | Sérgio Napp 2 (2º andar)
50 vagas com distribuição de senhas por ordem de chegada
Curta no Jardim
Seleção de vídeos da artista Letícia Parente que integram o acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos
19h30 | Jardim Lutzenberger
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
*Em caso de chuva, a atividade acontece no Espaço Oliveira Silveira
10/03, domingo
Samba do Quintana
Thiago Ribeiro & Amigos, convidada especial Andréa Cavalheiro
16h | Travessa dos Cataventos
16/03, sábado
Abertura ocupação Grafita aí
10h | Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo (térreo)
Abertura Acervo em Foco: Elaine Tedesco
14h | Espaço Marilene Bertoncheli (térreo)
Sarau das minas: Luta feminiSta
17h | Jardim Lutzenberger
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
* Em caso de chuva o evento será transferido para o Espaço Oliveira Silveira (5º andar)
19/03, terça-feira
Olhares cruzados: Imagens de Duas Culturas
Exposição de Liane Neves e Shawna Lemay
18h | Microgaleria Tatata Pimentel (3o andar) e espaços do 7o andar
20/03, quarta-feira
Mulheres negras na arte contemporânea: o caso do coletivo Sopapo de Mulheres, com Izis Abreu
19h | Sérgio Napp 2 (2º andar)
50 vagas com distribuição de senhas por ordem de chegada
21/03, quinta-feira
Verter
Projeto das artistas Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva e Manoela Cavalinho
A partir das 15h | Espaços variados da CCMQ
27/03, quarta-feira
Cineliteratura: As Horas
Exibição do filme As horas (2002), seguido de debate acerca do livro de Michael Cunningham que inspirou o filme
19h às 22h | Cinemateca Paulo Amorim
Classificação indicativa: 14 anos
Para essa sessão, o benefício da meia-entrada será estendido a todos
28/03, quinta-feira
Quando a ficção abarca a memória
Bate-papo sobre ficção e memória na literatura com as escritoras Eliane Marques, Natalia Borges Polesso e Taiasmin Ohnmacht, com mediação de Nathallia Protazio
19h | Auditório Luís Cosme (4º andar)
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
de 08/03 a 31/03
Campanha de doação: Cuidado solidário
Campanha de arrecadação de itens de higiene e cuidado pessoal feminino que serão doados para instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade.
de terça a domingo, das 10h às 20h
Ponto de entrega: Recepção da ala leste (térreo)
Sugestões de itens para doação: absorvente íntimo feminino, creme dental, escova dental, sabonete, xampu, condicionador, pente plástico, papel higiênico, toalha de banho ou de rosto, toalha higiênica, álcool gel 70%, desodorante, aparelho de depilação descartável, creme hidratante para rosto ou corpo, roupa íntima (calcinha e sutiã), batom e outras maquiagens, perfume, escova de cabelo.