No domingo, 03/03, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em parceria com a Biblioteca Lucília Minssen de literatura infantojuvenil, ambas instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para a Folia na CCMQ, uma tarde de celebrações carnavalescas. A festa começa a partir das 14h com atividades diversas. O evento é aberto para todos os públicos, gratuito e não há necessidade de se inscrever previamente.
A concentração para a folia começa às 14h, no quinto andar da Casa, próximo à passarela em que está localizada a escultura do pássaro do livro de Mario Quintana, Pé de Pilão. A equipe do projeto Educativo comandará a organização do bloco infantil inspirado nas personagens da obra, customizando máscaras e distribuindo adereços e instrumentos musicais. Às 14h30, o bloco começará o seu desfile pelos andares, descendo em direção à Travessa dos Cataventos, com muitas brincadeiras e marchinhas de carnaval no percurso.
Na Travessa, a festa infantil continuará com o início do Bailinho de Carnaval, às 15h, liderado pela DJ Adriana Banana, que apresentará uma sequência de blocos musicais que contam a história da festividade. Em seu set, a DJ passará pelo chorinho, que antecede o samba, as clássicas marchinhas, sambas de raiz, axé da Bahia, carimbó do Pará, e sambas-enredo, trazendo um pouco de seu conhecimento sobre cada um dos ritmos.
Entre 15h30 e 16h30, o público infantil poderá retirar senhas para fazer pintura facial. A atividade acontece no térreo da ala Oeste.
Em seguida, das 16h30 às 17h30, na Biblioteca Lucília Minssen, ocorre o Desfile e Concurso de fantasias, comandado por Carmem Henke. A contadora de histórias conduzirá o desfile infantil com a participação das crianças que estiverem presentes. Serão escolhidas as três fantasias mais criativas da festa.
Para encerrar o evento, a partir das 17h, na Travessa, o Bloco de Carnaval No caminho te explico promete animar o público adulto com seu repertório musical, que representa a pluralidade cultural e musical brasileira e latino-americana, mesclando diversos ritmos, indo do baião e forró até o samba e o funk.
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul, CMPC, Unifértil, Postos Buffon; apoio Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço:
Folia na Casa – Carnaval CCMQ
Quando: 03/03/2024, domingo
Horário: das 15h às 19h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Público geral
Evento gratuito, sem inscrições prévias
Programação
Concentração do bloco "Pé de Pilão"
14h | Passarela do quinto andar, próximo à escultura do pássaro do Pé de Pilão
Desfile do bloco Pé de Pilão
14h30 às 15h | Descendo pelos andares da CCMQ
Bailinho de Carnaval com a DJ Adriana Banana
15h às 16h30 | Travessa Rua dos Cataventos
Pintura Facial
15h30 às 16h30 | Térreo da ala oeste, com distribuição de senhas
Desfile e Concurso de fantasias com Carmem Henke
16h30 às 17h30 | Biblioteca Lucília Minssen
Bloco "No caminho te explico”
17h às 19h | Travessa Rua dos Cataventos
Sobre os convidados:
Adriana Banana é terapeuta musical e trabalha com vários segmentos da música ensinando a Arte de tocar instrumentos como piano e flauta, além de vivências terapêuticas do poder curativo do som através de instrumentos de percussão ancestrais. É também DJ da festa retrô Balonê há 22 anos.
Carmen Beatriz Henke é atriz e contadora de histórias. Idealizadora do Grupo de Teatro "O Nariz Postiço", infantojuvenil, levando a poética de Mario Quintana por 15 anos. Atualmente está à frente do projeto "A Grande Cenoura". Também realiza visitas guiadas, poetizando na Casa de Cultura Mario Quintana.
No Caminho Te Explico é um bloco formado por diversos musicistas e artistas de Porto Alegre e região metropolitana. As cores amarelo, rosa e roxo representam a diversidade e alegria que o bloco leva às ruas através da bateria, naipe de sopros e conta com um naipe de leques que flerta entre instrumento musical e performance artística. Em 2023, o Bloco levou suas cores para a Casa do Artista Riograndense participando do 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania e encerrando o ano como atração do Festival Morrostock.