O projeto original, desenhado pela Comunidade Escolar em processo participativo, previa o atendimento a 2.500 estudantes.
O novo projeto, que retira parte da Escola para um museu e centro de formação, oferecerá, no máximo, 1.200 vagas.
A CONQUISTA VEM PARA QUEM TEM CORAGEM DE LUTAR
LINHA DO TEMPO
2024 – Reabertura do Instituto de Educação no início do ano letivo em 19 de fevereiro, com parte do prédio destinada a um museu sem atendimento à Educação Infantil.
2023 – Governo firma acordo de cooperação técnica internacional para o desenvolvimento do Centro de Referência em Educação e Museu da Educação para o Amanhã – MUSEDUCA e define diminuição do número de salas de aula e do atendimento à Educação Infantil.
Instalação da Frente Parlamentar em defesa do IE 100% Escola.
2022 – Retomada das obras de restauração e recuperação do prédio. Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do IE e seu conjunto arquitetônico como Escola Pública.
- Aula Pública em defesa do cumprimento do projeto de restauro original e aniversário de 153 anos do IE.
- Visita da Frente Parlamentar em defesa do IE ao canteiro de obras.
- Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa - AL para tratar da manutenção do projeto original de restauro do IE e de sua finalidade de 100% Escola.
2021 – Governador anuncia um “novo destino para o IE – Não pode ser apenas uma escola” e anuncia a implantação do Museu da educação para o Amanhã no prédio.
- Realização de Audiência Pública da Comissão de Educação da AL para tratar da retomada das obras do IE.
Criação do Movimento em Defesa do Instituto de Educação, em apoio à retomada da obra na integralidade do projeto de escola.
2020 – Obra parada.
- Manifestação da Comissão de Educação da AL e do Movimento em Defesa do IE ao Promotor de Justiça Ricardo Schinetsck Rodrigues – Mediar/MP, solicitando segurança do prédio com a obra inacabada.
- Aula na Rua: IE Resiste, realizada em março pela imediata retomada das obras de restauro do prédio.
- Reunião com o Ministério Público de Contas para tratar do restauro do prédio.
2019 – Obra paralisada por falta de pagamento do Estado. Governo perde os recursos do BIRD por não cumprimento dos prazos.
- Seminário sobre os 150 anos de história do Instituto de Educação é realizado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa RS
- Representação no Ministério Público de Contas, solicitando ação efetiva que agilize a solução e retomada das obras de restauro.
2018 – Segunda licitação para a execução da obra, contrata a Empresa Concrejato e inicia os trabalhos.
2017 – Rescisão do contrato com a primeira empresa contratada.
2016 – Início das obras e saída da Escola para três espaços temporários com prazo definido de 540 dias para o retorno da Comunidade Escolar.
2015 – Primeira licitação para a realização da obra, define a contratação da Porto Novo Empreendimentos e Construções.
2014 – A Empresa 3C Arquitetura e Urbanismo entrega o projeto de restauro do IE, aprovado pela Comunidade Escolar.
2012 – Contratação da Empresa 3C Arquitetura e Urbanismo com recursos do BIRD, para a elaboração do projeto de restauro do IE.
2011 – Devido à deterioração total do prédio e pela cobrança da Comunidade Escolar, a Secretaria Estadual de Educação inicia o processo para a elaboração do projeto de restauração integral do Instituto de Educação General Flores da Cunha.